terça-feira, 27 de abril de 2010

Descobertos organismos que vivem sem oxigénio

Cientistas italianos e dinamarqueses descobriram nas profundezas do Mar Mediterrâneo, três espécies de animais pluricelulares que não necessitam de oxigénio para sobreviver.
As espécies animais, da família da Loricifera, vivem a três mil metros de profundidade, têm menos de um milímetro de comprimento e não necessitam de oxigénio para viver, o que contraria o que se pensava conhecer sobre os limites da vida.

Os organismos não possuem mitocôndrias, os organelos celulares responsáveis pela conversão de açúcar e oxigénio em energia, ao contrário de todos os outros animais, fungos e plantas que se conheciam até hoje. A produção de energia destes organismos é a partir de reacções enzimáticas.

Até ao momento, as únicas criaturas conhecidas capazes de viverem em ambientes sem oxigénio eram os vírus, as bactérias e alguns microrganismos unicelulares. Esta descoberta foi feita por Roberto Danovaro, da Universidade Politécnica de Marche, na região italiana de Ancona, durante três expedições às costas meridionais da Grécia. Foi divulgada na revista científica Nature.




Jornal Digital 2010-04-08

Sem comentários: