domingo, 26 de julho de 2009

OBSERVAÇÃO DO CÉU - 24 de Julho





Seja bem vindo ao grupo dos que gostam de observar o céu, mas não pode esquecer que as noites são bem frias!!Na questão do agasalho, se tivesse que escolher apenas 1 peça seria um gorro de lã, pois os ouvidos,no meu caso, foram os que mais sofreram.O gorro impede que a cabeça arrefeça, permitindo assim que o resto do corpo fique mais quente.
Foi uma excelente noite de observação Astronómica.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ECLIPSE SOLAR DO SÉCULO

Ásia assistiu ao mais longo eclipse solar do século


Imagem do eclipse na China

Dezenas de milhares de pessoas no continente asiático assistiram, às primeiras horas de quarta-feira, ao mais longo eclipse solar total do século, que deixou algumas regiões às escuras durante até seis minutos.
O fenómeno foi testemunhado primeiro no leste da Índia, embora o tempo nublado tenha dificultado a observação nalgumas regiões.

O eclipse total do sol - que ocorre quando a Lua se alinha com o astro, impedindo que a sua luz chegue a algumas partes da Terra - também foi observado no Nepal, Mianmar, Bangladesh, Butão, China e na região do Pacífico.

Alguns indianos e nepaleses preferiram assistir ao fenómeno mergulhados em águas de rios e lagos, já que existe a crença de que tal pode trazer boa sorte. Para outros, no entanto, o eclipse solar pode ser um sinal de mau agouro.
Segundo a BBC em Katmandu, Joanna Jolly, as autoridades do Nepal ordenaram que todas as escolas permanecessem fechadas para evitar que as crianças ficassem expostas aos «efeitos negativos» do fenómeno.
Em Nova Déli, algumas pessoas não tomaram o pequeno almoço devido à crença hindu de que preparar comida durante o eclipse pode trazer má sorte.
Mulheres grávidas também foram aconselhadas a ficarem em locais fechados, pois antigos costumes afirmam que o fenómeno pode fazer mal aos fetos.
Na China, onde antigas crenças também afirmam que o fenómeno causa má sorte, as autoridades precisaram de garantir à população que os serviços públicos funcionariam normalmente
O último eclipse total do sol ocorreu em Agosto de 2008 e durou no máximo dois minutos e 27 segundos.
O eclipse desta quarta-feira deixou algumas regiões às escuras durante seis minutos e 39 segundos.
Um eclipse tão longo só poderá ser observado novamente em 2132.
Cientistas esperam que a observação do eclipse ajude a entender melhor as explosões solares e outros fenómenos ligados à estrutura do sol.
O próximo eclipse total do sol ocorre a 11 de Julho do próximo ano e poderá ser observado numa pequena faixa do hemisfério sul entre a Argentina e o Oceano Pacífico.


Diário Digital - quarta-feira, 22 de Julho de 2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

40 anos de Apollo 11 na Lua


Apollo 11 no Mar da Tranquilidade

Os astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong e Michael Collins, ambos com 78 anos, e Edwin "Buzz" Aldrin, de 79 anos, que há 40 anos foram os primeiros homens a pisar na Lua, pediram, que os dirigentes e o povo americano voltem agora a sua atenção para o Planeta Vermelho - Marte.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

OBSERVAÇÃO DO CÉU

14.07.2009 - 17h07 PÚBLICO
Dia 18 de Julho
“Noite das estrelas" propõe apagão para observar os céus

A poluição é um problema das cidades. Mas a poluição luminosa é um problema adicional para quem quer e gosta de observar o céu nocturno. No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, a organização deste evento vai promover, já no próximo fim-de-semana, a “Noite das Estrelas”, um apagão na iluminação pública em vários pontos do país que pretende alertar as pessoas para o problema da poluição luminosa e para a beleza do céu nocturno.

Música, palestras, sessões de observação do céu acompanhadas por astrónomos, estão programadas para várias cidades do país de norte a sul e ilhas. A iniciativa coincide também com o arranque da “Astronomia no Verão”, da responsabilidade da Agência Nacional Ciência Viva e que prolongará as actividades relacionadas com os céus ao longo de todo o Verão.

As celebrações da "Noite da das Estrelas" fazem parte do projecto internacional "Dark Skyes Awareness", que pode ser consultado em http://www.darkskiesawareness.org/ .

NOITE de Astronomia em Chaves

TECTÓNICA DE PLACAS

650 milhões de anos num minuto e vinte segundos

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jantar de Final de Ano

A turma do 11ºF do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, programou um jantar convívio, onde estiveram presentes alunos, alguns professores da turma, e a funcionária do laboratório de quimíca da escola. Os alunos fizeram uma pequena homenagem à professora Amélia Chaves, porque em breve irá passar à situação de aposentada, e quiseram assim mostrar o afecto por tudo o que a professora, durante estes dois anos, lhes dedicou. Foi um encontro onde não faltou a boa disposição, como as fotos documentam.